Postado em 23 de Setembro de 2020 às 17h15

Economia de água e aumento da resistência do concreto

Construção Civil (4)
METALÚRGICA CORREIA - Indústria de Peças Metálicas Os agentes de cura são alguns dos produtos mais utilizados na construção civil, pois evitam a formação de fissuras e contribuem para o meio ambiente. Na...

Os agentes de cura são alguns dos produtos mais utilizados na construção civil, pois evitam a formação de fissuras e contribuem para o meio ambiente.

Na indústria da construção civil, o concreto cumpre papel fundamental. Presente em grande parte das obras, o material, formado por misturas entre cimento e agregados, como areia, pedra, água e aditivos, já conquistou o mercado e por isso vem ganhando novas tecnologias de usabilidade e produtos que melhoram a sua funcionalidade. Um deles, são os agentes de cura.

Atualmente, o uso do concreto vai desde a sustentação de uma estrutura até mesmo como acabamento aparente, por ser versátil e resistente. Porém, para que o material tenha um processo de secagem, ou simplesmente, uma cura perfeita, sem formação de fissuras, é necessário hidratá-lo constantemente nos sete primeiros dias da obra. É nesse processo construtivo considerado fundamental, que entra a função dos agentes de cura.

De acordo com Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, os agentes de cura são responsáveis por evitar a evaporação da água de amassamento e, assim, proporcionar a cura do concreto com alta umidade, aumentando a durabilidade e reduzindo a formação de fissuras por secagem e retração.

“Os agentes de cura são uma das alternativas mais simples e econômicas para garantir e aumentar a resistência do concreto, por isso é que são produtos tão importantes no mercado da construção”, complementa.

Além das funções cumpridas na obra, outros dois benefícios se destacam: a economia de água e, consequentemente, a contribuição ao meio ambiente. Por exemplo, para um prédio de 10 pavimentos que utiliza o concreto na estrutura é possível reduzir aproximadamente 50 mil litros de água através do uso de um agente de cura.

Aplicação
Normalmente os produtos de cura devem ser aplicados sobre a superfície do concreto fresco, logo após o desaparecimento da água de exsudação, que ocorre entre meia hora e duas horas depois do concreto alisado, para formar uma película uniforme e flexível, que irá demarcar a área e funcionar como repulsor de raios solares, evitando a evaporação brusca da água e, consequentemente, a formação de rugas ou lacunas.

Linha Curamix

Uma grande linha de agentes de cura, é a Linha CQ. O Curamix é um dos agentes de cura mais comercializados no mercado. Ele age de forma correta na hidratação das partículas de cimento, e é recomendado para uso em concretos com grande área superficial exposta, pavimentos, pisos e lajes de concreto e pré-fabricados curados a vapor.

“Sabemos da importância do agente de cura na indústria, por isso, investimos em produtos de qualidade, que cumprem as funções importantes, como a perfeita cura do concreto e a economia de água”, finaliza Camargo.

Fonte: Portal Brasil Engenharia

Veja também

CMN regulamenta MP da construção civil23/09/20 O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou ontem (13/11) em reunião extraordinária, por meio da Resolução 3.635 do Banco Central, a MP 445, que trata da cobertura de risco de crédito às operações de empréstimo de capital de giro destinadas às empresas de construção civil. Estas operações poderão ser......
Custo da construção sobe 0,88% em agosto, diz IBGE23/09/20 O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou inflação de 0,88% em agosto deste ano, uma taxa superior ao 0,49% do mês anterior. Em......

Voltar para Blog